Sistema Circulatório



No ser humano, como em todos os mamíferos, a circulação é feita através de um sistema fechado de vasos sanguíneos, cujo núcleo funcional é o coração. A circulação é responsável pela disseminação de alimentos e de oxigênio e retirada dos restos formados pelas atividades celulares, esse trabalho é executo pelo sangue.


Coração:


- Tamanho: aproximadamente o tamanho de um punho fechado.
- Peso: cerca de 300 gramas.
- Número de batimentos cardíacos por minuto: bate ente 72 e 80 vezes/min.
- Função: mantém uma corrente constante de sangue venoso para os pulmões e outra de sangue arterial para as diferentes partes do corpo.

O coração é um músculo oco, de fibras estriadas, revestido externamente pelo pericárdio (serosa) e dividido por um septo vertical em duas metades. Cada metade consiste de duas câmaras: 1 aurícula superior e 1 ventrículo inferior. Entre cada câmara há uma válvula, a tricúspide do lado direito do coração e a bicúspide ou mitral, do lado esquerdo.

Estas válvulas abrem-se em direção aos ventrículos durante a contração das aurículas e, em seguida, fecham-se, impedindo o refluxo do sangue. Na aurícula direita chegam às veias cavas superior e inferior e na aurícula esquerda, as quatro veias pulmonares.

Do ventrículo direito sai a artéria pulmonar e do ventrículo esquerdo sai a artéria aorta. Em cada contração, o sangue é bombeado, com certa pressão, para o interior dos vasos sanguíneos (artérias, arteríola, capilares vênulas e veias).

O coração funciona como uma bomba e seu trabalho resulta na circulação do sangue no organismo. Esse trabalho é possível graças à presença de uma musculatura cardíaca chamada miocárdio. Quando o coração se relaxa (diástole), enche-se de sangue, que chega através das veias; ao contrair os vasos, artérias, o sangue é levado para todo o organismo.

Os vasos sanguíneos:

Artérias – são os vasos ao longo dos quais flui o sangue do coração para os capilares; ramificam-se em vasos de menor calibra, constituindo as arteríolas. As paredes destes vasos são grossas para suportar a pressão exercida pelo sangue.



Capilares – são vasos de diâmetro muitíssimo reduzido, constituindo as ultimas ramificações das arteríolas e vênulas. São os capilares que põem em comunicação os sistemas arterial e venoso.

Veias – são os vasos ao longo dos quais o sangue volta ao coração. Internamente são providas de válvulas que impedem o refluxo do sangue. Como as artérias, também se ramificam em vasos de menor calibre, denominados vênulas, que ligam veias aos capilares.

Pequena e grande Circulação

A saída do sangue venoso do ventrículo direito, através da artéria pulmonar, e sua volta, já oxigenado ao nível pulmonar, através das veias pulmonares até a aurícula esquerda, correspondem à pequena circulação. A saída do sangue arterial do ventrículo esquerdo, através da artéria aorta, e sua volta até a aurícula direita, através da veia cava, correspondem à grande circulação.

Circulação Linfática

A linha espalhada na intimidade dos tecidos e debaixo da pele é recolhida em capilares linfáticos, passa para vasos linfáticos que desembocam em dois troncos; o canal torácico e grande veia linfática. Estes dois troncos se abrem, respectivamente, nas veias subclávia esquerda e subclávia direita.

Das veias subclávias, a linha passa para a veia cava superior entrando na circulação geral. No trajeto dos vasos linfáticos, encontram-se pequenos espessamentos, os gânglios linfáticos, cuja principal função é produzir leucócitos. Os vasos linfáticos intestinais são denominados vasos quiliferos porque recebem parte do quilo durante a absorção.


Nenhum comentário:

Artigos Relacionados