Exercicio de Interpretação de texto (2)

Leia os trechos a seguir do texto e responda as questões de 11 a 18:

O bom selvagem e a sociedade cruel
Roberto Campos


4º Parágrafo:
Ao pular-se do pecado original para o "homem naturalmente bom num mundo mau", abriu-se uma grande florescência de socialismos que, em princípio, se propunham refazer a sociedade segundo uma utopia generosa. Em meados do século passado, veio um golpe: a teoria da evolução das espécies, de Darwin, segundo a qual, na natureza, os seres vivos evoluíam pela disputa de uns com outros no jogo da sobrevivência do mais apto. Essa idéia não foi logo entendida como ameaça pelos socialistas, porque, como os seus coetâneos, tinham um profundo temor reverencial pela "ciência". Não demorariam, porém, a aparecer extrapolações como o "darwinismo social", e as idéias racistas supostamente "científicas". "Ao vencedor as batatas", como diria Machado de Assis.

11) Apesar de o texto estar claro ao leitor leigo, um estudo mais profundo traria à tona um erro que modificaria totalmente o sentido do primeiro período desse parágrafo, pois:
a) Em princípio só aparentemente tem sentido temporal, mas, na verdade, tem valor concessivo, podendo ser substituído por "apesar de". A expressão que indica tempo é "a princípio".
b) Refazer possui o sentido de "fazer novamente"; isso daria o significado de que a sociedade não mais existia, o que não condiz com a realidade.
c) Ao pular-se denota interrupção na ação, como se uma ação abruptamente fosse interrompida, para que outra se iniciasse. O certo seria "Ao se pular".
d) Florescência significa "iluminação", o que denotaria que os socialismos já existiam, mas o autor quis indicar que eles surgiam naquele momento.
e) Generosa é qualidade que só pode ser admitida em pessoas, portanto não cabe neste texto.

12) Na frase "Essa idéia não foi logo entendida como ameaça pelos socialistas...",
a) Deve-se substituir essa por esta, pois os pronomes demonstrativos que indicam algo já apresentado anteriormente no texto são este, esta, isto.
b) Deve-se colocar logo depois de entendida, pois não se deve separar os verbos que formam locução verbal por elemento algum.
c) Há dois advérbios.
d) Não há emprego de preposição.
e) Não se deve substituir essa por esta, pois os advérbios que indicam algo já apresentado anteriormente no texto são esse, essa, isso.


Análise

5º Parágrafo:
Ondas ideológicas se sucederam, sem se decidir de vez quais os fatores determinantes do comportamento humano: a natureza física, mais ou menos imutável, ou a sociedade e a cultura, amoldáveis em princípio pela ação política? Talvez o mais consistente tenha sido o paladino da "pátria do socialismo", Stalin, que, compreendendo o perigo das idéias, exterminou os hereges biólogos mendelianos, que duvidavam da verdade científica socialista, segundo a qual as características adquiridas pelo indivíduo se transmitiam por via hereditária.

13) Segundo o texto:
a) Stalin exterminou os biólogos mendelianos, porque estes acreditavam que as características adquiridas pelo indivíduo se transmitiam por via hereditária.
b) Os biólogos mendelianos compreenderam o perigo das idéias científicas socialistas.
c) Os biólogos mendelianos não acreditavam que as características adquiridas pelo indivíduo eram transmitidas por via hereditárias.
d) Stalin era considerado o paladino da pátria do socialismo, porque compreendeu o perigo das idéias científicas.
e) Os que duvidavam da verdade científica socialista compreenderam o perigo das idéias dos biólogos mendelianos.

14) Considere as seguintes afirmações sobre o texto:
I. Houve um período fértil, em relação à formação de idéias.
II. É difícil encontrar o fator determinante do comportamento humano.
III. Nada muda a natureza física do homem.

De acordo com o contexto, está certo o que se afirma em:

a) somente I.
b) somente II.
c) somente III.
d) somente I e II.
e) I, II e III.

15) Quais os termos do texto que retomam uma idéia já citada anteriormente?
a) imutável e amoldáveis, pois são adjetivos que qualificam substantivos anteriores.
b) a natureza física e ação política, pois claramente retomam elementos anteriores, representados por humano e sociedade, respectivamente.
c) mais e idéias, pois retomam ação e socialismo.
d) Os dois que, pois são pronomes relativos que retomam Stalin e biólogos mendelianos, respectivamente.
e) científica e hereditária, pois retomam verdade e indivíduo.

6º Parágrafo:
Avanços recentes da genética trouxeram um complicador, ao sugerir que muitos traços comportamentais têm base física nos genes. Naturalmente, nenhum cientista respeitável chegou ao ponto de afirmar que o homem seja totalmente determinado pelo seu material genético. Mas certamente ficou enfraquecida a corrente externa que reduzia o indivíduo a meras determinações do contexto social.

16) Segundo esse parágrafo:
a) O homem se comporta de acordo com o que aprende no contexto social.
b) Apesar de não ser totalmente comprovado, acredita-se que o comportamento do homem seja determinado por seus genes.
c) O homem é totalmente determinado por seu material genético.
d) Apesar de enfraquecida a idéia, o que se sabe é que o homem é determinado pelo contexto social.
e) O comportamento do ser humano depende das correntes externas que o reduz a determinante comportamental.

17) Assinale a letra que não altera a idéia básica do primeiro período do parágrafo:
a) Avanços recentes da genética trouxeram um complicador, no momento em que sugeriram que muitos traços comportamentais têm base física nos genes.
b) Avanços recentes da genética trouxeram um complicador, na hora em que sugeriram que muitos traços comportamentais têm base física nos genes.
c) Avanços recentes da genética trouxeram um complicador, desde que sugeriram que muitos traços comportamentais têm base física nos genes.
d) Avanços recentes da genética trouxeram um complicador, quando sugeriram que muitos traços comportamentais têm base física nos genes.
e) Avanços recentes da genética trouxeram um complicador, por sugerir que muitos traços comportamentais têm base física nos genes.

18) "Mas certamente ficou enfraquecida a corrente externa que reduzia o indivíduo a meras determinações do contexto social."
A palavra grifada no trecho tem o mesmo significado da palavra grifada da letra:
a) Trata-se de simples questão gramatical.
b) Depois de marcar o meio da linha vamos dividi-la em duas partes iguais.
c) O maravilhoso está presente em muitas das histórias infantis.
d) O conjunto harmonizava-se ao toque do diretor, que acentuou o aspecto plástico das marcações e os efeitos de luz.
e) Perdia-me a olhar-lhe os cabelos bem arrumados, viajando pelas ondas caídas para trás alisando as mechas irrequietas que saltavam pelas orelhas.

Gabarito

11)a
12)c
13)c
14)d
15)d
16)b
17)e
18)a

Nenhum comentário:

Artigos Relacionados