Exercícios Cinemática - Física


Gabarito no final das questões.

Lista de 10 exercícios Cinemática - Física



1 – Um automóvel e um ônibus trafegam em uma estrada plana, mantendo velocidades constantes em torno de 100km/h e 75km/h, respectivamente. Os dois veículos passam lado a lado em um posto de pedágio. Quarenta minutos (2/3 de hora) depois, nessa mesma estrada, o motorista do ônibus vê o automóvel ultrapassá-lo. Ele supõe, então, que o automóvel deve ter realizado, nesse período, uma parada com duração aproximada de:
a) 4 minutos          b) 7 minutos          c) 10 minutos       
d) 15 minutos        e)25 minutos

2 – Pai e filho passeiam de bicicleta e andam lado a lado com a mesma velocidade. Sabe-se que o diâmetro das rodas da bicicleta do pai é o dobro do diâmetro das rodas da bicicleta do filho. Pode-se afirmar que as rodas da bicicleta do pai giram com:
a) a metade da freqüência e da velocidade angular com que giram as rodas da bicicleta do filho.
b) a mesma freqüência e velocidade angular com que giram as rodas da bicicleta do filho.
c) o dobro da freqüência e da velocidade angular com que giram as rodas da bicicleta do filho.
d) a mesma freqüência das rodas da bicicleta do filho, mas com metade da velocidade angular.
e) a mesma freqüência das rodas da bicicleta do filho, mas com o dobro da velocidade angular.

3 – Duas carretas, A e B, cada uma com 25m de comprimento, transitam em uma rodovia, no mesmo sentido e com velocidades constantes. Estando a carreta A atrás de B, porém movendo-se com velocidade maior que a de B, A inicia uma ultrapassagem sobre B. O gráfico mostra o deslocamento de ambas as carretas em função do tempo. Considere que a ultrapassagem começa em t=0, quando a frente da carreta A esteja alinhada com a traseira de B, e termina quando a traseira da carreta de A esteja alinhada com a frente de B. O instante em que A completa a ultrapassagem sobre B é:

a) 2,0s    b) 4,0s    c) 6,0s    d) 8,0s    e) 10,0s

4 – Um carro se desloca numa trajetória retilínea e sua velocidade em função do tempo, a partir do instante t=10s, está representada no gráfico ao lado. Se o carro partiu do repouso e manteve uma aceleração constante até t=15s, a distância percorrida, desde sua partida até atingir a velocidade de 6m/s, vale:

a) 12,5m b) 18,0m c) 24,5m d) 38,0m e) 84,5m

5 – Em um filme, para explodir a parede da cadeia a fim de que seus comparsas pudessem escapar, o “bandido” ateia fogo a um pavio e 0,6m de comprimento, que tem sua outra extremidade presa a um barril contendo pólvora. Enquanto o pavio queima, o “bandido” se põe a correr em direção oposta e, no momento em que salta sobre uma rocha, o barril explode.
Ao planejar esta cena, o piroplasta utilizou os dados gráficos obtidos cuidadosamente da análise das velocidades do dublê (que representa o bandido) e da chama no pavio, o que permitiu determinar que a rocha deveria estar a uma distância, relativamente ao ponto em que o pavio foi aceso, em m, de:

a) 20       b) 25       c) 30       d) 40       e) 45

6 – Para misturar o concreto, um motor de 3,5 HP tem solidária ao seu eixo uma engrenagem de 8 cm de diâmetro, que se acopla a

uma grande cremalheira em forma de anel, com 120 cm de diâmetro, fixa ao redor do tambor misturador. Quando o motor é ligado, seu eixo gira com freqüência de 3 Hz. Nestas condições, o casco do misturador dá um giro completo em:
a) 3 s.     b) 5 s.     c) 6 s.     d) 8 s.     e) 9 s.

7 – Em um piso horizontal um menino dá um empurrão em seu caminhãozinho de plástico. Assim que o contato entre o caminhãozinho e a mão do menino é desfeito, observa-se que em um tempo de 6s o brinquedo foi capaz de percorrer uma distância de 9m até cessar o movimento. Se a resistência oferecida ao movimento do caminhãozinho se manteve constante, a velocidade inicial obtida após o empurrão, em m/s, foi de:
a) 1,5      b) 3,0      c) 4,5      d) 6,0      e) 9,0

8 – Um motociclista deseja saltar um fosso de largura d = 4,0m, que separa duas plataformas horizontais. As plataformas estão em níveis diferentes, sendo que a primeira encontra-se a uma altura h = 1,25m acima do nível da segunda, como mostra a figura. O motociclista salta o vão com certa velocidade v e alcança a plataforma inferior, tocando-a com as duas rodas da motocicleta ao mesmo tempo. Sabendo-se que a distância entre os eixos das rodas é 1,0m e admitindo g = 10m/s², determine:

a) o tempo gasto entre os instante em que ele deixa a plataforma superior e atinge a inferior.
b) qual é a menor velocidade com que o motociclista deve deixar a plataforma superior, para que não caia no fosso.

9 – Num parque de diversões, uma roda gigante em torno de seu eixo horizontal com velocidade angular constante. Considerando uma criança sentada em um banco dessa roda gigante, assinale a alternativa correta.
a) a criança está sujeita a uma aceleração tangencial.
b) a criança fica sujeita a uma aceleração centrípeta devido ao giro da roda.
c) o peso aparente da criança é constante.
d) a velocidade tangencial da criança independe da distância entre o banco e o centro da roda gigante.
e) o vetor velocidade da criança permanece constante.

10 – Um estudante analisa o movimento retilíneo de um móvel por meio do diagrama ao lado, que mostra a velocidade escalar desse móvel em função do tempo de movimento. A velocidade escalar desse móvel no instante 7s é:

a) -3,5m/s               b) -4,0m/s
c) -4,5m/s               d) -5,0m/s
e) -5,5m/s

Gabarito

1-c; 2-a; 3-d; 4-b; 5-e; 6-b; 7-b; 8-a)t=0,5s,b)v=10m/s; 9-b; 10-d

Nenhum comentário:

Artigos Relacionados